Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos
Do total de 1.772 amostras analisadas e coletadas em supermercados de todo o país, 41,1% não tinham resíduos e, em 33,9% delas, estes estavam dentro do limite permitido.
Postado em 08/12/2023
Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 25% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil têm resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou sem autorização. “A inconformidade é um sinal de erros no processo produtivo e na adoção de boas práticas agrícolas”, destacou a agência.
Do total de 1.772 amostras analisadas e coletadas em supermercados de todo o país, 41,1% não tinham resíduos e, em 33,9% delas, estes estavam dentro do limite permitido. As amostras são coletadas semanalmente pela vigilância sanitária dos estados e municípios. Cada amostra é cadastrada em um sistema de gerenciamento antes do envio.
Os resultados do ciclo 2022 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos mostram que 67% das amostras puderam ser rastreadas até o distribuidor e 23%, até o produtor rural. Segundo a Anvisa, as amostras são analisadas em laboratórios especializados por meio de métodos científicos reconhecidos internacionalmente.
Ainda de acordo com a pesquisa, três amostras apresentaram risco agudo para o consumidor de danos à saúde pelo consumo de uma grande porção do alimento em curto espaço de tempo, como uma refeição ou um dia de consumo.
Quanto ao risco crônico, nenhum dos agrotóxicos pesquisados apresentou exposição pelo consumo de alimentos maior que a ingestão diária aceitável.
Ciclo 2018-2019
A Anvisa apresentou ainda os resultados do ciclo 2018-2019 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. Das 3.296 amostras analisadas, 33,2% não tinham resíduos; 41,2% tinham resíduos dentro do limite permitido e 25,6% tinham inconformidades. Dezoito amostras apresentaram risco agudo ao consumidor, 66% puderam ser rastreadas até o distribuidor e 28%, até o produtor rural.
Laranja
Um dos destaques citados pela agência no histórico do programa é a redução do risco agudo na laranja. No ciclo de 2013/2015, 12,1% das amostras analisadas tinham potencial de risco agudo. Já no ciclo de 2018/2019, o número caiu para 3% e, nas amostras de 2022, ficou em 0,6%.
“Um dos principais motivos dessa evolução foi a proibição do uso de carbofurano no processo de reavaliação e a exclusão do uso de carbossulfano na cultura de citros [plantas cítricas]”, destacou a Anvisa, que restringiu outras substâncias, como a metidationa e o formetanato.
Para esses agrotóxicos, também houve a exclusão de autorização do uso em alimentos como laranja, uva e morango.
Entenda
Nos últimos dez anos, os dados da pesquisa têm sido usados para orientar a reavaliação de agrotóxicos no Brasil. O programa também permitiu a elaboração da norma conjunta da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária para a rastreabilidade de alimentos.
“Os resultados orientam ainda a possibilidade de restrições de determinados agrotóxicos para culturas específicas, como o carbossulfano, a metidationa e o formetanato, que tiveram restrições para algumas lavouras”, conclui a Anvisa.
informações Agência Brasil
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- CatalãoCatalão09/05/2025
O Projeto Re.Movies chega à sua reta final em Catalão
Com sessões de cinema ao ar livre, gratuitas e acessíveis, nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Parque Represa do Clube do Povo.Postado em 09/05/2025 - GoiasGoias09/05/2025
Mãe é presa suspeita de torturar filha de 1 ano e ameaçar matá-la para forçar ex a reatar relação
Mulher de 28 anos negou as agressões em depoimento a Polícia Civil. De acordo com a investigação, ela enviava fotos e vídeos das lesões da criança para o pai.Postado em 09/05/2025 - CatalãoCatalão09/05/2025
A Prefeitura de Catalão convida toda a população para o Dia D da Vacinação Contra a Influenza.
Ocorrerá no próximo sábado, 10 de maio, das 8h às 16h. A vacinação será realizada em diversos pontos da cidade para facilitar o acesso.Postado em 09/05/2025 - BrasilBrasil09/05/2025
Estudante de 14 anos é morta por colega dentro de colégio particular em Uberaba MG
Menina foi atingida com um golpe de tesoura por aluno da mesma idade durante uma aula; colégio suspende aulas e fala em 'vazio imensurável'Postado em 09/05/2025 - RegiãoRegião09/05/2025
Operação Glass Curtain: Quatro pessoas são presas por tráfico e porte ilegal de arma em Ouvidor
Uma ação integrada entre a Força Tática, o 18º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil resultou na prisão de três homens e uma mulherPostado em 09/05/2025