Câncer infantil: remédio de R$ 2 milhões ganha parecer favorável para inclusão no SUS
O caso de Pedro é uma exceção e conseguir o remédio continua sendo um desafio, mas isso pode mudar nos próximos meses, com o novo parecer da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre o medicamento.
Postado em 11/09/2024
Uma campanha em prol de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira e da antropóloga Beatriz de Almeida Matos, mobilizou milhares de doadores no início deste ano. A meta era arrecadar R$ 2 milhões para a compra do medicamento Qarziba (betadinutuximabe), indicado para tratar um tipo agressivo de câncer chamado de neuroblastoma. A "vaquinha" deu certo e o menino, então com 5 anos, teve acesso à terapia.
O caso de Pedro é uma exceção e conseguir o remédio continua sendo um desafio, mas isso pode mudar nos próximos meses, com o novo parecer da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre o medicamento. "A recomendação do comitê é para que a tecnologia seja incorporada ao SUS, caso a empresa fabricante mantenha o desconto oferecido de avaliação para venda ao governo", diz o Ministério da Saúde.
"O alto custo do tratamento é um desafio para diversos países, que entendem a importância de dar acesso à terapia para crianças que enfrentam a doença", acrescenta.
O laboratório farmacêutico Recordati, responsável pelo Qarziba, já havia pedido a inclusão anteriormente, mas o parecer havia sido negado pelo custo elevado. Agora, com a oferta de um desconto, a Conitec é favorável à disponibilização do tratamento na rede pública e o posicionamento será analisado pelo Ministério da Saúde, a quem cabe a decisão final. A estimativa da pasta é de cerca de 55 pacientes contemplados por ano.
Mobilização
Antes da reunião da Conitec, Beatriz e Laira Inácio, fundadora do Instituto Anaju, que fornece assistência a crianças com câncer e doenças raras, tiveram um encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir a possibilidade de fornecimento do medicamento pelo SUS.
"Esse tema será novamente pautado na Conitec, e precisamos unir nossas forças para pressionar o governo a garantir que esse medicamento vital esteja acessível a todas as crianças que dele necessitam", escreveram após a reunião no ministério. "O Qarziba pode ser a esperança de muitas famílias que enfrentam o câncer infantil. Não podemos permitir que a burocracia seja um obstáculo para a vida dessas crianças. Agora, mais do que nunca, contamos com o apoio de todos para fazer nossa voz ser ouvida!", acrescentaram na postagem no Instagram em que comentam o encontro e apresentam o depoimento de crianças com neuroblastoma.
Neuroblastoma
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o neuroblastoma é um câncer que acomete principalmente as crianças menores de 10 anos, incluindo recém-nascidos e lactentes. "A doença surge em geral nas glândulas adrenais, localizadas na parte superior do rim, e leva normalmente ao aumento do tamanho do abdômen", informa.
Atualmente, o tratamento pode incluir quimioterapia, cirurgia, radioterapia e transplante de medula óssea. Com o Qarziba, a imunoterapia também entraria nessa lista. "O Qarziba é uma imunoterapia, isto é, uma espécie de proteína que, ao se conectar com células dos tumores, ativa o sistema imunológico da pessoa para destruir estas células", explica o Ministério da Saúde. "Nas evidências analisadas, ele demonstrou potencial de aumentar em 34% a expectativa de sobrevivência e em 29% a chance de remissão."
informações A Redação
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
CatalãoCatalão19/12/2025Caminhão desgovernado causa colisão em sequência e deixa trânsito lento em Catalão.
Um acidente de grandes proporções mobilizou equipes de emergência e chamou a atenção de moradores na tarde desta sexta-feira (19), em Catalão.Postado em 19/12/2025
CatalãoCatalão19/12/2025Operação conjunta prende suspeito de exploração sexual infantil em ação interestadual.
Uma operação integrada entre as Polícias Civis de Goiás e do Espírito Santo resultou na prisão preventiva de um homem de 26 anos investigado por crimes de exploração sexual infantil.Postado em 19/12/2025
RegiãoRegião19/12/2025Confronto policial termina com morte de suspeito ligado ao tráfico na zona rural de Ouvidor
Uma ação da Polícia Militar resultou na morte de um homem apontado como integrante de facção criminosa e envolvido com o tráfico de drogas na zona rural de Ouvidor, no Sudeste goiano.Postado em 19/12/2025
CatalãoCatalão19/12/2025Prefeitura de Catalão orienta prestadores de serviços sobre novas regras da NFS-e a partir de 2026
A Prefeitura de Catalão emitiu um alerta aos prestadores de serviços do município sobre mudanças importantes na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).Postado em 19/12/2025
RegiãoRegião19/12/2025Polícia Militar resgata animais silvestres vítimas de maus-tratos durante atendimento de violência doméstica em Ipameri
Uma ocorrência de violência doméstica terminou com a prisão de um homem e o resgate de animais silvestres mantidos em situação irregular no bairro Dom Vital, em Ipameri.Postado em 19/12/2025





