Divulgadas as notas do Enem. Saiba como conferir

Exame Nacional do Ensino Médio contou com 4,32 milhões de inscrições em 2024. Prova Avaliação é a principal porta de entrada para a universidade no Brasil. Inscrições para o Sisu começam já nesta sexta-feira, 17 de janeiro

Postado em 13/01/2025
Divulgadas as notas do Enem. Saiba como conferir
Imagem: Governo Federal/Secretaria de Comunicação Social
Avatar
Por Luciana VenturaJornalista

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Confira abaixo como acessar a nota e acompanhe os prazos para ingresso no ensino superior via Sisu, Prouni e Fies.

O resultado no Enem é a principal porta para ingresso em universidades no Brasil e em instituições de Portugal, além de programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante. 

Inscrições em alta

Em 2024, foram registradas 4,32 milhões de inscrições e 73,5% de presença, um crescimento expressivo em relação a 2023 (3,93 milhões de inscrições) e sobre 2022 (3,47 milhões). 

Gov.br

Para conferir a nota, é necessário entrar no endereço enem.inep.gov.br/participante, inserir o CPF e a senha e clicar em avançar.

Se não lembrar da senha, há um campo para recuperá-la. 

Conheça os programas que usam as notas do Enem:

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e do perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.

Inscrições: 17 a 21 de janeiro

Chamada regular: 26 de janeiro

Matrícula ou registro acadêmico: 27 a 31 de janeiro

Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação, tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, ofertados por instituições privadas que participam do programa.

O Fies Social destina-se ao atendimento das necessidades de estudantes de baixa renda.

Essa versão tem o objetivo principal de oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como reserva de 50% das vagas, em cada edição dos processos seletivos e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Inscrições: 4 a 7 de fevereiro

Resultados: 18 de fevereiro

Início da convocação da lista de espera: 25 de fevereiro

 

 

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

Inscrições: 24 a 28 de janeiro

Primeira chamada: 26 de janeiro

Segunda chamada: 26 de março

Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março

Portugal

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser usados no processo seletivos de instituições de educação portuguesas.

As universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que garante acesso facilitado às notas dos estudantes interessados em cursos de graduação em Portugal.

Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, instituído em 1998, avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica.

Em 2009, o exame aperfeiçoou a metodologia e passou a ser usado como mecanismo de acesso à educação superior.

Tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Os resultados possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais e são usados por instituições de ensino públicas ou privadas como critério único ou complementar dos processos seletivos.

Quem pode fazer

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem.

Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem para autoavaliação de conhecimentos.

Aplicação 

A aplicação ocorre em dois dias.

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.

Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.

Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

 

Fonte: Governo Federal/Secretaria de Comunicação Social