Governo reafirma fim da negociação salarial com servidores de universidades federais
Professores e servidores de cerca de 50 universidades federais e de mais de 39 institutos federais de ensino básico, profissional e tecnológico estão em greve.
Postado em 05/06/2024
O governo federal reafirmou, na segunda-feira (3), que a negociação salarial com os docentes das universidades federais foi encerrada com o acordo assinado na última semana, mas que permanece aberto para diálogo sobre pautas não salariais em outras instâncias. A informação foi confirmada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) à Agência Brasil.
Apesar disso, há disputa interna entre os diferentes representantes da categoria dos docentes das instituições federais.
No dia 27 de maio, a Proifes-Federação assinou um acordo com o MGI, que teve como principal objetivo garantir reajustes salariais para 2025 e 2026.
No entanto, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior tenta cancelar o documento por meio de um pedido de anulação na Justiça. Por avaliar que o acordo não teve aprovação das outras principais entidades, que têm registro sindical e representam a maior parte dos docentes e servidores, o que provocou uma divisão nas categorias.
Ainda há uma reunião da Mesa Setorial agendada para 14 de junho. No entanto, segundo o próprio MGI, serão discutidas somente pautas não-orçamentárias.
Professores e servidores de cerca de 60 universidades federais e de mais de 39 institutos federais de ensino básico, profissional e tecnológico estão em greve desde o dia 15 de abril.
Tentativa de manter o acordo
A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico busca recuperar o acordo. A assessoria jurídica da entidade entrou com um agravo, na esperança de que seja julgado até o prazo orçamentário do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
informações Mais Goiás
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- GoiasGoias12/09/2025
PRF apreende cerca de 1.400 comprimidos de rebite
Anfetamina é utilizada para inibir o sono de motoristas.Postado em 12/09/2025 - GoiasGoias12/09/2025
Caiado anuncia premiação para alunos que se destacarem na prova de Matemática do Enem
Meta é reduzir a abstenção e incentivar os estudos; valores podem chegar a R$ 10 mil e professores também serão contemplados.Postado em 12/09/2025 - GoiasGoias12/09/2025
Deputado Jamil Calife e prefeito Haroldinho anunciam duplicação da rodovia Catalão, Ouvidor, Três Ranchos
Publicação no Diário Oficial confirma projeto histórico que promete mais segurança, mobilidade e impulso ao turismo no Sudeste goianoPostado em 12/09/2025 - GoiasGoias12/09/2025
Cidades goianas registram as maiores temperaturas do Brasil
Nesta quinta-feira (11), Goiás voltou a ser destaque no cenário nacional por causa do calor extremo.Postado em 12/09/2025 - CatalãoCatalão12/09/2025
Homem é morto a tiros no bairro Cidade Jardim em Catalão
Na noite desta quinta-feira (11), um homicídio foi registrado no bairro Cidade Jardim, em Catalão.Postado em 12/09/2025