Governo zera tarifa de importação de 3 tipos de arroz para garantir abastecimento
Segundo o MDIC, a isenção do imposto de importação entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União e terá validade até 31 de dezembro deste ano. A expectativa é de publicação no DOU até quinta-feira.
Postado em 21/05/2024
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) confirmou nesta segunda-feira (20/5), que o governo zerou a tarifa de importação de três tipos de arroz. Em nota, o Ministério informou que a medida foi aprovada em reunião extraordinária do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) nesta segunda-feira para "garantir o abastecimento" do produto. "O governo está agindo de forma decisiva para garantir a segurança alimentar e o bem-estar de todos os brasileiros. Ao zerar as tarifas, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no Brasil, por causa da redução de oferta", disse o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin na nota.
Segundo o MDIC, a isenção do imposto de importação entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União e terá validade até 31 de dezembro deste ano. A expectativa é de publicação no DOU até quinta-feira. Estarão inclusos na tarifa zero dois tipos de arroz não parboilizados (descascado e com casca) e um tipo de arroz beneficiado, polido ou brunido. "A Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (Secex) vai monitorar a situação para reavaliação do período de vigência, caso necessário, acrescentou a pasta. O Ministério afirmou ainda que a medida atende a pedido do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o MIDC, a medida visa evitar que a "oferta nacional do produto seja comprometida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 70% da produção nacional". O arroz do Mercosul, do qual provém a maior parte do arroz internalizado pela indústria brasileira, já era livre do imposto de importação. Entretanto, para cereal de países de fora do bloco era aplicada a Tarifa Externa Comum de 9% para o arroz não parboilizado com casca ou descascado e de 10,8% sobre o arroz beneficiado polido ou brunido. Na avaliação do MDIC, há potencial para importação de arroz de outras origens, como a Tailândia. "Em 2024, até abril, as compras de arroz da Tailândia já representam 18,2% do total importado", observou o MDIC.
informações A Redação
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
GoiasGoias06/01/2026Adesões ao Negocie Já II começam em fevereiro
Programa de regularização fiscal estabelece regras para negociação de débitos de ICMS, IPVA e ITCD.Postado em 06/01/2026
CatalãoCatalão06/01/2026Catalão sedia 45 Curso de Patrulhamento Tático das forças de segurança
Capacitação de alto nível reúne policiais de diferentes regiões e exige preparo físico, técnico e emocional dos participantes.Postado em 06/01/2026
GoiasGoias06/01/2026Hugo realiza primeira captação de órgãos de 2026 em Goiás
Doação de múltiplos órgãos beneficiará pacientes em Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.Postado em 06/01/2026
GoiasGoias06/01/2026PRF finaliza operação fim de ano na BR 050
De um total de 10 sinistros registrados, 3 foram sem vítimas, 6 com pessoas feridas e o mais grave com 4 mortos da mesma família em Campo Alegre de Goiás.Postado em 06/01/2026
CatalãoCatalão06/01/2026CMOC Brasil abre inscrições para Programa Aprendiz em Catalão e Ouvidor
A CMOC Brasil está com inscrições abertas para o Programa Aprendiz, iniciativa voltada a jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho com foco em aprendizado real, formação técnica e desenvolvimento profissional.Postado em 06/01/2026





