Justiça nega pedido de defesa de Robinho por redução de pena em caso de estupro coletivo
A defesa de Robinho pedia para que a condenação não levasse em conta o crime cometido como "hediondo". O argumento é que estupro está na Lei dos Crimes Hediondos, mas "estupro coletivo", não.
Postado em 24/07/2024
A Justiça negou, na segunda-feira (23/7), o pedido da defesa de Robinho pela redução da pena do ex-jogador, que está preso desde março, condenado por estupro coletivo. O caso aconteceu em 2013, na Itália, e rendeu a ele a sentença de nove anos de prisão. O Estadão entrou em contato com a defesa de Robinho, mas não obteve retorno.
A defesa de Robinho pedia para que a condenação não levasse em conta o crime cometido como "hediondo". O argumento é que estupro está na Lei dos Crimes Hediondos, mas "estupro coletivo", não. "A mera homologação da sentença italiana pelo STJ não é suficiente para conferir ao crime a hediondez, pois tal classificação depende da expressa previsão legal", escreveu o advogado Mário Rossi Vale, responsável pelo documento do pedido feito em maio.
Segundo o juiz responsável pela negativa, porém, a classificação do crime não depende de quantas pessoas o praticaram. "O núcleo do tipo penal, por si só, já é considerado hediondo", escreveu Luiz Guilherme Cursino de Moura Santos, da Vara de Execuções Criminais de São José dos Campos. O magistrado também aponta que o estupro já figurava no rol de crimes hediondos em 2013, ano em que o caso aconteceu.
Esta não é a primeira vez em que um pedido da defesa de Robinho não é aceito. Em abril, um pedido de habeas corpus foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e foi negado pelo ministro Luiz Fux. Os advogados entraram com nova solicitação, à época. Ricardo Falco, amigo de Robinho, já havia sido condenado pelo mesmo caso em junho deste ano.
Robson de Souza encontra-se preso na penitenciária "Dr. José Augusto Salgado" - Tremembé II, no interior de São Paulo, desde março deste ano - nove anos depois do crime cometido. O ex-jogador foi condenado pela Justiça italiana em 2022 pelo estupro coletivo de uma mulher em uma boate em Milão. Neste ano, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a pena estabelecida na Itália deveria ser cumprida por Robinho no Brasil.
A tese feita da defesa de Robinho não tem fundamento, segundo depoimento de Rafael Paiva ao Estadão. Ele é advogado criminalista, pós-graduado e mestre em Direito, especialista em violência doméstica e professor de Direito Penal, Processo Penal e Lei Maria da Penha. "É uma tese que não merece prosperar. Ela vai totalmente ao contrário de toda e qualquer jurisprudência atual que nós temos em relação ao crime de estupro", explicou o especialista. "É pacífico que o crime de estupro no Brasil, mesmo que não seja estupro qualificado - que haja lesão corporal grave ou a morte da vítima -, o estupro na forma simples também é considerado crime hediondo", completou.
"Essa é uma interpretação bastante pacificada nos tribunais, inclusive nos tribunais superiores. O Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal têm o mesmo entendimento. Eu vejo que é obviamente uma jogada da defesa para tentar facilitar o cumprimento da pena do ex-jogador. Mas é fato que nós temos uma forma bem clara que estupro é crime hediondo e nesse caso tem de ser aplicado ao jogador, ao Robinho, a mesma pena do crime hediondo. As mesmas condições de cumprimento de pena do crime hediondo, que é mais grave e bem mais rigorosa que um crime comum", finalizou Paiva.
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- CatalãoCatalão17/09/2025
Confronto na GO-210 entre Goiandira e Catalão termina com três mortos
Na noite desta terça-feira (16), uma operação policial terminou em violento tiroteio na rodovia GO-210, que liga Goiandira a Catalão, logo após uma tentativa de triplo homicídio registrada no Bairro Primavera, em Goiandira.Postado em 17/09/2025 - BrasilBrasil16/09/2025
Estudante de medicina leva tapa no rosto dentro de UTI após dar resposta errada para pergunta de professor.
Estudante de medicina denuncia agressão de professor durante aula em UTI em Gurupi (TO).Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Coren-GO promove ação em Catalão com serviços, escuta ativa e apoio à enfermagem
Projeto "Coren-GO Junto com Você" promove atendimentos, palestras e orientações para profissionais da enfermagem da região.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Homem é encontrado morto na zona rural de Catalão
Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Nota de utilidade pública, interrupção temporária no abastecimento de água em Catalão
SAE anuncia interrupção temporária no abastecimento de água em diversos bairros de Catalão nesta quinta-feira.Postado em 16/09/2025