Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello

O ex-presidente da República foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção envolvendo contratos da BR Distribuidora

Postado em 25/04/2025
Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira, 24 de abril de 2025, a prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A ordem foi emitida após a condenação definitiva de Collor a 8 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito de um esquema envolvendo a BR Distribuidora e a construtora UTC Engenharia.

Segundo as investigações, entre 2010 e 2014, Collor teria recebido R$ 20 milhões em propina para facilitar contratos irregulares da estatal com a UTC. A condenação foi confirmada pelo STF em maio de 2023 e mantida após a rejeição de recursos apresentados pela defesa.

Na decisão desta quinta-feira, Moraes solicitou ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a convocação de uma sessão virtual extraordinária para que os demais ministros referendem sua decisão. Contudo, a ordem de prisão deve ser cumprida de forma imediata.