Mortes por leptospirose chegam a 13 no Rio Grande do Sul
Do total de 3.658 casos notificados, 242 casos da doença foram confirmados. Há ainda outros sete óbitos em investigação e cinco casos que estavam sendo investigados foram descartados.
Postado em 05/06/2024
Aumentou para 13 o número de mortes provocadas por leptospirose em consequência dos temporais e cheias de rios no Rio Grande do Sul. Os números foram confirmados nesta terça-feira (4) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul. A doença é transmitida pela água suja contaminada pela urina de ratos.
Do total de 3.658 casos notificados, 242 casos da doença foram confirmados. Há ainda outros sete óbitos em investigação e cinco casos que estavam sendo investigados foram descartados.
As mortes confirmadas pela doença ocorreram nas cidades de Venâncio Aires, Três Coroas, Travesseiro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Encantado, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Novo Hamburgo, com um óbito cada, além de duas mortes em Porto Alegre.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria leptospira. Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. O período de incubação pode variar de um a 30 dias e normalmente ocorre entre sete a 14 dias após ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto.
Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e calafrios. A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves.
Considerando o atual cenário de extensos períodos de chuvas e cheias, suspeitos oriundos de área de alagamento e com sintomas compatíveis com leptospirose devem iniciar tratamento medicamentoso imediato.
informações Agência Brasil
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
CatalãoCatalão04/11/2025Sindicato confirma funcionamento do comércio de Catalão até as 22h no período de Natal
Convenção coletiva assegura direitos trabalhistas e intensifica fiscalização durante dezembro.Postado em 04/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025Sine de Catalão disponibiliza 208 vagas de empregos.
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio nesta (terça- feira 04/11/2025). Necessário a apresentação do CPFPostado em 04/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025INMET emite alerta amarelo de tempestade com risco de granizo em Catalão e região até quarta-feira (5)
INMET emite alerta de perigo potencial para Catalão e região.Postado em 04/11/2025
CatalãoCatalão04/11/2025Semana da Conciliação está acontecendo no Fórum de Catalão com condições especiais para negociar dívidas.
O momento é ideal para acertar as contas e limpar o nome com segurança e sem burocracia.Postado em 04/11/2025
RegiãoRegião04/11/2025Bombeiros capturam filhote de jacaré em quintal de residência na zona rural de Goiandira
Filhote foi capturado com segurança e encaminhado ao Cetas de Catalão.Postado em 04/11/2025






