Testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue, decide STF
Os ministros definiram que o poder público tem a obrigação de pagar pelo deslocamento desses pacientes a unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que ofereçam tratamentos alternativos compatíveis com a religião, desde que o custeio não gere um "ônus desproporcional".
Postado em 26/09/2024
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira, 25, para reconhecer que pacientes Testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue motivados por crenças religiosas.
Os ministros definiram que o poder público tem a obrigação de pagar pelo deslocamento desses pacientes a unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que ofereçam tratamentos alternativos compatíveis com a religião, desde que o custeio não gere um "ônus desproporcional".
A posição foi justificada com base em dois princípios da Constituição - a dignidade da pessoa humana e a liberdade religiosa. O julgamento tem repercussão geral, ou seja, a decisão do STF vai servir como diretriz para todos os juízes e tribunais nas instâncias inferiores.
Os ministros acordaram que a recusa à transfusão precisa preencher alguns requisitos, como ser manifestada por pacientes maiores de idade, em condições de discernimento e informados pelo médico sobre o diagnóstico, tratamento, riscos, benefícios e alternativas.
Veja como votaram os ministros:
Luís Roberto Barroso
"A laicidade não significa oposição à religião. Pelo contrário, a laicidade significa que o Estado tem o dever de assegurar a todas as religiões o direito de se manifestarem."
Gilmar Mendes
"Os pacientes devem ter o direito de fazer escolhas que estejam de acordo com as suas próprias opiniões e valores, independentemente de quão irracionais, imprudentes ou ilógicas tais escolhas possam parecer aos outros."
Flávio Dino
"As concepções contemporâneas de bioética que o paciente também é artífice ou sujeito do seu próprio tratamento. O médico, por não ser senhor, até no sentido teológico, por não ser autoridade hierárquica não pode impor nada a paciente algum."
Cristiano Zanin
"O médico efetivamente não pode obrigar o paciente Testemunha de Jeová a fazer a transfusão de sangue, mas acredito que ele tem direito à objeção de consciência de não realizar o tratamento alternativo se entender, do ponto de vista científico ou filosófico, que aquele não é o melhor tratamento."
André Mendonça
"Cabe ao paciente fazer a sua escolha, a sua opção, pelo tratamento a partir dos aportes científicos que os médicos os trazem." Kassio Nunes Marques "Estou de acordo com a proposta já consolidada."
Alexandre de Moraes
"O Estado estaria impondo a sua vontade contra um dogma muito caro aos Testemunhas de Jeová. Então não é possível, a meu, essa imposição."
Edson Fachin
"A laicidade estatal não significa constranger a pessoa à renúncia da fé, o que representaria um desrespeito."
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- CatalãoCatalão16/10/2025
Tá chegando o evento mais aguardado do ano: SALSEIRIN 360
Prepare-se pra uma experiência inesquecível com todas as atrações em 360º — energia, música boa e muita diversão garantida!Postado em 16/10/2025 - GoiasGoias16/10/2025
Prazo para pagamento do IPVA e licenciamento será prorrogado até 20 de outubro em Goiás
Prorrogação vai valer para veículos com placas de final 3 a 0; sem acréscimo de multa ou juros até a nova data.Postado em 16/10/2025 - RegiãoRegião16/10/2025
Carreta tomba na BR-050 e deixa duas pessoas gravemente feridas em Cristalina (GO)
Carga perigosa exige trabalho cuidadoso das equipes e mantém parte da rodovia interditada próximo a Cristalina (GO)Postado em 16/10/2025 - GoiasGoias15/10/2025
Governo de Goiás apreende mais de 7 mil bebidas em operação integrada
Força-tarefa das secretarias da Segurança Pública e da Saúde fiscalizou 1.193 estabelecimentos em 22 municípios e reforça atuação preventiva para evitar casos de intoxicação.Postado em 15/10/2025 - BrasilBrasil15/10/2025
Governo vai implementar sistema que desconta impostos diretamente da conta bancária a partir de 2026
Novo modelo faz parte da Reforma Tributária e promete reduzir sonegação e simplificar o recolhimento de tributosPostado em 15/10/2025