Mitsubishi fecha acordo para carros fabricados em Catalão sejam vendidos para a América do Sul

Prefeito Velomar está em Tóquio e participa da assinatura do contrato para expansão do mercado da montadora japonesa

Postado em 15/07/2025
Mitsubishi fecha acordo para carros fabricados em Catalão sejam vendidos para a América do Sul
Avatar
Por Portal Catalão

Um acordo estratégico para o desenvolvimento econômico de Catalão e Goiás foi assinado nesta segunda-feira (14/7), no Japão. Uma comitiva do governo de Goiás visitou a sede mundial da Mitsubishi Motors, em Tóquio, onde foi assinado o contrato que autoriza a HPE Automotores, que produz os carros da montadora japonesa no Brasil, a exportar veículos para diversos países da América do Sul.

A HPE, instalada há 27 anos em Catalão, produz veículos para o mercado brasileiro. Com o novo acordo, intermediado pelo Governo de Goiás, a montadora passa a ter autorização para exportar seus veículos para o Mercosul e outras nações sul-americanas, consolidando-se como plataforma internacional de produção.

“A assinatura desse acordo é muito importante. Assim que começar, automaticamente aumentará a produção de veículos e teremos mais empregos na planta em Catalão”, ressalta o prefeito de Catalão, Velomar Rios.

A assinatura do acordo representa também um marco para a indústria goiana e fortalece a política estadual de atração de investimentos com foco em inovação, sustentabilidade e geração de emprego.

"A Mitsubishi Motors é uma das empresas de maior renome internacional. Viemos aqui especialmente para ampliar nossas parcerias", afirmou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “Receba a garantia de que Goiás está de portas abertas, para cada vez mais buscarmos a ampliação da nossa fábrica da Mitsubishi. Enche de orgulho nós, goianos, poder sediá-la no Brasil”, acrescentou Caiado.

Investimentos

Recentemente, a Mitsubishi Motors no Japão anunciou investimentos de R$ 4 bilhões até 2032 na montadora em Catalão. Atualmente, dois modelos são produzidos pela HPE na cidade goiana: Eclipse Cross, um SUV com tração 4x4, e a nova Triton, uma picape.

“Em 1998, começamos a produção local em Goiás. Desde então, a produção (de Catalão) acumulada atingiu 800.000 veículos. O Brasil é um mercado importante para nossa empresa”, salientou o CEO da Mitsubishi Motors no Brasil, Takao Kato, que destacou o apoio fundamental do Estado para a expansão da atuação da multinacional no país. “O sucesso dos nossos negócios no Brasil se deve, em grande parte, ao apoio caloroso do Governo de Goiás, incluindo incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura”, reconheceu.

Ascom da Prefeitura de Catalão
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás