Atualmente, 55% do lixo produzido em Goiás é disposto em aterros sanitários
Há 14 meses, Caiado assumia responsabilidades de ajudar municípios na gestão de resíduos sólidos. Em maio de 2023, o governador sancionou a lei complementar 182.
Postado em 25/07/2024
Atualmente, 55% dos resíduos sólidos produzidos no Estado já são dispostos em aterros sanitários – e não em lixões. Vale lembrar que, há 14 meses, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) assumia a responsabilidade de ajudar os municípios na gestão do lixo.
Em maio de 2023, o governador sancionou a lei complementar 182. O texto estabeleceu as microrregiões de saneamento básico em Goiás: em vez de se buscar soluções individuais para cada município nas quatro vertentes do saneamento (resíduos, drenagem, água e esgoto), o caminho será o de se construir soluções regionais, que atendam grupos de municípios ao mesmo tempo.
Nesse cenário, o Estado é o coordenador do processo. Futuramente, a expectativa é que participe da gestão dessas infraestruturas regionais junto aos municípios.
Posteriormente, houve a edição do decreto 10.367 pelo gestor estadual. Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis explica o teor. “O decreto estabeleceu a fase de transição (em que os municípios deveriam fechar os seus lixões imediatamente e levar seu lixo para aterros mais próximos) e a fase definitiva, que será alcançada com a regionalização”, afirma.
Além da destinação de 55% dos resíduos sólidos produzidos no Estado irem para os aterros, o governo estadual destaca que, dos 246 municípios de Goiás, 75 já fazem a disposição ambientalmente adequada do lixo (30% do total). O resultado supera o Tocantins (10,7%), a Bahia (11%), o Pará (4,1%), o Maranhão (8,7%) e o Piauí (8,03%).
Ministério Público
Em reunião que aconteceu no começo de março deste ano, titulares de 17 promotorias de Justiça definiram ações com o objetivo e fechar o cerco contra a destinação ambientalmente inadequada de resíduos sólidos em Goiás. O encontro foi promovido pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Goiás (MPGO).
Ficou decidido que as promotorias serão responsáveis por fornecer informações sobre situação e as peculiaridades da política municipal de resíduos sólidos de suas respectivas comarcas. Esse esforço conjunto visou fortalecer a fiscalização e promover a implementação eficaz das políticas ambientais em todo o Estado.
À época, existiam 186 lixões em Goiás. Ao Mais Goiás, a Semad confirmou que o número atual é de 170.
informações Mais Goiás
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
RegiãoRegião24/10/2025Final do Circuito Goiano de Pesca Esportiva é neste sábado (25/10), em Três Ranchos
Iniciativa movimenta o turismo e incrementa a economia em cidades ribeirinhas.Postado em 24/10/2025
CatalãoCatalão24/10/2025CPE prende autor de furto de equipamentos de telecomunicação em Catalão
Equipe da CPE localiza e prende suspeito de furto em Catalão; equipamentos de telecomunicação foram totalmente recuperados.Postado em 24/10/2025
RegiãoRegião23/10/2025Bombeiros de Catalão atendem ocorrência de queda de moto na GO-210 vítima de 67 anos é encaminhada ao hospital
Na noite desta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Catalão (10º BBM) foi acionado para atender uma ocorrência de queda de motocicleta na GO-210, próximo ao aterro sanitário, sentido Catalão–Goiandira.Postado em 23/10/2025
GoiasGoias22/10/2025Conta de luz fica 18,55% mais cara em Goiás a partir de hoje.
Aumento aprovado pela ANEEL impacta milhões de consumidores e acende alerta para o orçamento das famílias, que enfrentarão um reajuste de 19,01% na tarifa residencial.Postado em 22/10/2025
CatalãoCatalão22/10/2025CPE realiza série de ações e prende foragidos e traficantes em Catalão e Pires do Rio
A Companhia de Policiamento Especializado (CPE), pertencente à 8ª CIPM do 9º CRPM, intensificou nas últimas horas as operações de combate ao tráfico de drogas e à evasão carcerária nas cidades de Catalão e Pires do Rio (GO).Postado em 22/10/2025






