Caiado busca apoio para combate às consequências da estiagem em Goiás
O ministro colocou a equipe técnica do órgão à disposição do Governo de Goiás para atuação conjunta a longo prazo.
Postado em 07/02/2024
Goiás busca apoio da União para desenvolver ações de defesa civil em relação à estiagem severa que levou à publicação de decreto de emergência em 25 cidades goianas, que sofrem os efeitos da seca na produção rural. Em audiência realizada na manhã desta terça-feira (6/2), em Brasília, o governador Ronaldo Caiado levou a situação ao conhecimento do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e solicitou compartilhamento de informações sobre o clima.
“A gente precisa somar forças na área de tecnologia para acompanhar as previsões detalhadas de chuva, para permitir ao agricultor se programar e não ter perdas maiores”, afirmou Caiado. O chefe do Executivo esteve no ministério acompanhado do titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, e de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
O ministro colocou a equipe técnica do órgão à disposição do Governo de Goiás para atuação conjunta a longo prazo. “Temos que tratar do assunto como política pública, pois devemos chegar nos próximos anos mais preparados para esse tipo de incidentes. Temos que olhar antecipadamente a estiagem e como ela veio se espalhando do Nordeste para o Brasil todo”, disse Góes.
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, a queda na produção agrícola pode chegar a até 23%, por isso é importante dar apoio ao setor. “Pretende-se facilitar aos produtores rurais a renegociação de suas dívidas junto às instituições bancárias, reconhecendo a situação climática adversa em Goiás”.
Publicado na última segunda-feira (05/02), o decreto estadual de emergência climática abrange os municípios de Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, lporá, Israelândia, lvolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia.
O documento leva em consideração o registro de baixos pluviométricos, além de condições climáticas extremas por conta do fenômeno El Niño, que influencia no regime de chuvas, e classifica a estiagem como desastre de média intensidade. Como resultado, especialistas estimam a perda de até 4 milhões de toneladas de soja no estado na safra 2023/2024, entre outros efeitos negativos.
informações A Redação
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
CatalãoCatalão16/12/2025PRF apreende 29 celulares sem nota fiscal na BR-050, em Catalão
Carga sem comprovação fiscal foi localizada em veículo que seguia para Brasília.Postado em 16/12/2025
CatalãoCatalão15/12/2025Prefeitura de Catalão abre concurso público com mais de 3,4 mil vagas na área da Saúde
Seleção oferece 592 vagas imediatas e outras 2.829 para cadastro de reserva, contemplando 82 cargos da Secretaria Municipal de Saúde.Postado em 15/12/2025
RegiãoRegião15/12/2025Jovem é preso após matar a própria mãe dentro de casa em Caldas Novas.
Crime ocorrido na noite de domingo causou comoção e mobilizou forças de segurança; Polícia Civil apura as circunstâncias do caso.Postado em 15/12/2025
CatalãoCatalão15/12/2025Dois graves acidentes mobilizam equipes de resgate em Catalão.
Ocorrências registradas na madrugada e na manhã deste domingo deixaram feridos e uma vítima fatal no município.Postado em 15/12/2025
CatalãoCatalão15/12/2025Ecovias Minas Goiás esclarece sobre pontos de alagamento na BR-050, em Catalão.
A Ecovias Minas Goiás informa que, na tarde de (13/12), foram registrados pontos de alagamento na BR-050, em Catalão, em razão da forte chuva, marcada por grande volume de precipitação em curto espaço de tempo.Postado em 15/12/2025





