Governo americano reconhece vitória da oposição nas eleições da Venezuela
O chefe da diplomacia dos EUA disse que os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo chavismo, são profundamente falhos e não representam a vontade do povo venezuelano.
Postado em 02/08/2024
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse na quinta-feira (1º/8), que o candidato da oposição Edmundo Gonzalez Urrutia, venceu as eleições na Venezuela. "Dada a evidência esmagadora, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo Gonzalez Urrutia ganhou a maioria dos votos na eleição presidencial de 28 de julho na Venezuela", disse Blinken no comunicado em que parabenizou a oposição e defendeu uma transição respeitosa e pacífica.
O chefe da diplomacia dos EUA disse que os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo chavismo, são profundamente falhos e não representam a vontade do povo venezuelano. "O CNE declarou o ditador Nicolás Maduro vencedor, mas não apresentou os dados que comprovariam os resultados e a oposição afirma ter provas de fraude", disse Blinken.
A nota destaca que o Conselho Nacional Eleitoral continuou sem divulgar os dados, apesar do apelo da comunidade internacional, e que a missão de observadores do Centro Carter apontou irregularidades no processo. "Enquanto isso, a oposição democrática publicou mais de 80% das folhas de contagem recebidas diretamente das seções eleitorais em toda a Venezuela. Essas folhas de contagem indicam que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos nesta eleição por uma margem insuperável", afirma o comunicado, ressaltando que observadores, pesquisas boca de urna e contagens rápidas no dia da eleição corroboram a versão.
"Nos dias após a eleição, consultamos amplamente parceiros e aliados ao redor do mundo, e embora os países tenham tomado diferentes abordagens em resposta, nenhum concluiu que Nicolás Maduro recebeu a maioria dos votos nesta eleição", segue Antony Blinken. O chefe da diplomacia americana também condenou as ameaças de prisão de Nicolás Maduro contra os líderes da oposição María Corina Machado e Edmundo González, como uma "tentativa antidemocrática de reprimir a participação política e manter o poder".
Antony Blinken defendeu ainda que a segurança dos opositores deve ser garantida e pediu a liberação imediata dos manifestantes presos - são mais de mil, de acordo com o Ministério Público da Venezuela, também controlado pelo chavismo. "As forças de segurança e a aplicação da lei não devem se tornar um instrumento de violência política usado contra cidadãos que exercem seus direitos democráticos", destacou.
Alerta
Os Estados Unidos adotam um tom firme com a Venezuela e alertaram ontem que a "paciência estava se esgotando" ao cobrar as atas. O Brasil, por sua vez, também tem pedido por transparência, mas evitou reconhecer resultados. O País assinou mais cedo uma nota conjunta com México e Colômbia cobrando uma apuração imparcial dos resultados.
A declaração se seguiu ao telefonema entres os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Andrés Manoel López Obrador e Gustavo Petro. Todos são de esquerda e próximos a Nicolás Maduro.
Como mostrou o Estadão, contudo, a pressão internacional tende a surtir pouco efeito na Venezuela. Em 2019, após a contestada reeleição de Nicolás Maduro, Estados Unidos, Brasil e mais de 50 países reconheceram o autoproclamado presidente Juan Guaidó, mas esse apoio nunca se converteu em poder de fato para o opositor, que hoje vive no exílio.
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Mundo
- MundoMundo27/08/2025
Brasileiros achados desacordados em piscina na Grécia fizeram chamada de vídeo com família 'minutos antes' print vai ajudar investigação.
Modelo Yago Campos foi encontrado sem vida por funcionários do hotel, e influenciador Ryan Silveira ficou internado; autoridades locais apuram o que aconteceu.Postado em 27/08/2025 - MundoMundo11/08/2025
Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência baleado na Colômbia.
Uribe sofreu um atentado brutal durante um ato político em um parque de Bogotá, em 7 de junho.Postado em 11/08/2025 - MundoMundo10/07/2025
Hoje (10/07): Lua do Veado ilumina o céu, mas sem mistério astronômico
A Lua do Veado é um convite para contemplar os ciclos da natureza — sem magia extraordinária, mas com uma beleza que conecta cultura e ciência.Postado em 10/07/2025 - MundoMundo09/07/2025
Terra gira mais rápido, e dia será mais curto nesta quarta-feira
Planeta vai girar cerca de 1,30 milissegundo mais rápido do que o padrão.Postado em 09/07/2025 - MundoMundo08/07/2025
Novo tratamento pode eliminar necessidade de insulina em pacientes com diabetes tipo 1
Estudo de terapia experimental apresenta resultados promissores e pode chegar ao mercado em 2026.Postado em 08/07/2025