Governo Lula enfrenta pior avaliação na Câmara, segundo pesquisa Quaest

Uma nova pesquisa realizada pela Genial/Quaest revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta sua pior avaliação entre os deputados federais desde o início do atual mandato.

Postado em 02/07/2025
Governo Lula enfrenta pior avaliação na Câmara, segundo pesquisa Quaest
Foto: Reprodução
Avatar
Por Portal Catalão

 

O levantamento, realizado entre 7 de maio e 30 de junho de 2025, entrevistou 203 parlamentares da Câmara dos Deputados e apontou que 46% avaliam negativamente o governo, enquanto apenas 27% têm uma percepção positiva.

Os dados refletem um aumento no índice de rejeição em relação a pesquisas anteriores. Em maio de 2024, por exemplo, 42% dos parlamentares classificavam o governo como negativo e 32% como positivo. A margem de erro da pesquisa é de 4,5 pontos percentuais.

Além da avaliação direta do governo, a pesquisa também indicou insatisfação crescente com a relação entre o Executivo e o Legislativo. Para 51% dos entrevistados, essa relação é negativa, enquanto apenas 18% a consideram positiva. A desconfiança quanto à capacidade do governo de aprovar projetos relevantes também aumentou: 57% dos deputados afirmam que as chances de aprovação são baixas, contra 36% que ainda acreditam em boas perspectivas.

Entre os parlamentares considerados independentes, o descontentamento se acentuou. A avaliação negativa deste grupo passou de 20% para 44% em um ano, enquanto a positiva caiu de 18% para apenas 8%. Entre os governistas, no entanto, 71% ainda mantêm avaliação positiva. Já na oposição, o índice de rejeição ao governo atinge 96%.

A pesquisa evidencia o desafio político enfrentado pelo Planalto para avançar com sua agenda no Congresso, em meio a uma crescente percepção de fragilidade e desgaste institucional.